quinta-feira, 28 de maio de 2009

Onde termina o trabalho?

Quando falamos de profissões que usam intensamente tecnologia de informação para se manter, a linha que divide o que fazemos no trabalho com o que fazemos em casa é cada vez mais tênue. É cada dia mais comum fazer coisas do trabalho em casa e de casa no trabalho. Quer ver? Domingo a noite, Fantástico no ar, sem nada mais para fazer, você resolve dar uma olhada no email do trabalho. O que você acaba fazendo? Respondendo o email ou verificando como solucionar o “problema” no outro dia. Final do expediente, no trabalho, você resolve mandar uma mensagem para a namorada convidando para ver um filme. Isto é ou não muito natural?

Como as ferramentas que você usa no trabalho são quase sempre as mesmas que você usa em casa fica difícil saber definir o corte. Hoje, com o trabalho presencial ainda podemos pensar numa quebra. O horário de fim do expediente faz você trocar de papel. A empresa normalmente fecha e você precisa ir para casa. Entretanto, dois pontos terão papéis importantes agravar o problema do fim do trabalho.

O primeiro deles é o trabalho remoto. Já falamos desse tema em outra coluna. Com cada vez mais força, devido às inúmeras ferramentas que estão aparecendo para facilitar a comunicação, o trabalho remoto se tornou bastante eficiente em empresas que conseguem controlar a produção de seus funcionários. Porém, em que momento vamos fazer a troca do papel trabalhador para o doméstico? Acredito que vai ser mais difícil separar, pois não temos um momento de “quebra”, principalmente se você é solteiro e sem filhos.

O segundo ponto é fornecer ferramentas de mobilidade para os funcionários. Num cenário normal, se seu chefe manda um email as 21:00 provavelmente só será respondido no dia seguinte. Já num cenário onde o funcionário tem um dispositivo móvel (pode ser um smartphone ou modem 3G no notebook) com acesso aos emails da empresa, não sei dizer o percentual, mas acredito que deveremos ter uma boa parte de funcionários respondendo os emails. Nesse cenário o trabalho nunca acaba, ou melhor, só acaba quando a gente vai dormir.

Você pode estar pensando que vai trabalhar o dia todo. Isso é ruim? Talvez não. Vai depender de como o trabalho vai ser encarado. Já vi muita gente falar que não leva trabalho para casa. Acho que é somente uma frase pronta. Todos nós levamos trabalho para casa em maior ou menor grau de intensidade. De qualquer forma, você não precisará levar o trabalho para casa: o trabalho vai estar com você. Ao alcance de sua mão. Em qualquer lugar.

Nenhum comentário: