quinta-feira, 6 de novembro de 2008

Escolha a certificação certa

A cada dia cresce mais a exigência de certificações nos profissionais de TI. Isso é alavancado principalmente pela terceirização dos serviços de informática pela maioria das empresas. Fica impossível conhecer as potencialidades de todos os concorrentes, então, na dúvida, contrata-se aquele que tenha certificação, mesmo que não seja o melhor entre os candidatos.
Dessa forma, é preciso investir na certificação mesmo que você já seja um experiente profissional e conheça o produto. Para quem está começando acaba virando praticamente uma obrigatoriedade.
Mas, é preciso ter cuidado para não fazer certificações onde a quantidade de vagas ofertadas é muito reduzida a ponto do investimento não valer a pena. Eu colocaria aqui três tipos de certificação que acho interessantes: certificação de negócio, certificações para desenvolvimento e certificações para infra-estrutura.
Nas certificações de negócio a minha recomendação são as academias do produto SAP. Existem vários módulos como logística, recursos humanos, financeiro, entre outras. As vagas oferecidas para profissionais SAP são inúmeras. É emprego certo nas grandes cidades do sul do país.
Nas certificações de desenvolvimento a minha indicação vai para os produtos Microsoft. Odiada por muitos, os produtos da Microsoft ainda estão muito em alta no mercado. Produtos mais novos como Sharepoint (falarei dele em outro post) estão cada dia mais valorizados.
Nas certificações de infra-estrutura devemos falar de dois grandes players do mercado: Cisco e HP. Quando pensamos em infra, as marcas mais lembradas são realmente essas duas. São certificações muito valorizadas no mercado e o profissional se encaixará rapidamente no mercado.

Nenhum comentário: