segunda-feira, 3 de novembro de 2008

Certificação vale a pena?

A resposta para a pergunta é simples e fácil: Sim, vale a pena. Vou dar apenas quatro motivos:

1) Numa cidade pequena, onde todo mundo se conhece, até que não valeria muito a pena tirar uma certificação já que (em teoria) todo mundo conhece seu potencial. Entretanto, o fato de ser certificado coloca você em outro nível, ou mínimo, torna você mais conhecido.
2) Para uma cidade grande a certificação é praticamente uma obrigação. Ela acaba virando um atestado da sua competência no produto, já que não dá para conhecer (e saber quem é quem!) todos os profissionais do mercado.
3) A certificação obriga você a estudar. Por mais que a gente conheça um produto, o fato de ter que estudar, faz com que aprendamos detalhes que, normalmente, passam despercebidos no dia a dia.
4) Ao entrar num processo de seleção você será muito mais valorizado que seus concorrentes. Veja que estamos falando de um processo lícito, onde o que vale é realmente o conhecimento e não o famoso “QI” (quem indica).

Portanto, vale a pena investir tanto tempo quanto dinheiro numa certificação que seja valorizada pelo mercado. No próximo post falaremos quais são as mais valorizadas.

Nenhum comentário: