segunda-feira, 29 de dezembro de 2008

TV? Não preciso mais

No início do mês li um artigo no New York Times que tinha quase o mesmo título da coluna de hoje. Achei o texto muito interessante, mas não escrevi antes pois queria realmente ter certeza que pouco a pouco a TV vai perdendo em importância para a Internet.

Hoje eu passo muito mais tempo conectado do que na frente de TV. Acho que isto se deve ao fato que na web eu tenho controle do que quero ler (e ver também) na hora que for mais conveniente. Não estou preso a uma grade programação com horários rígidos e que muitas vezes os programas que realmente têm algum conteúdo são em horários inconvenientes. Analisando um pouco mais meus hábitos vi que mesmo com TV a cabo, onde temos muito mais opções, não tenho visto muito do que a TV aberta. Seriados com Lost ou Desperate Housewifes só passam meses depois. Os filmes considerados lançamento nos principais canais (HBO e Telecine) estão disponíveis muito tempo antes para download nos sites de torrent. Fiquei pensando o motivo então de ter TV a cabo. Acho que foi costume mesmo, só para dizer (pra mim mesmo) que tenho opções.

A verdade é que nem todo mundo tem paciência de sentar na frente do computador, mesmo para ver um filme. Nesse sentido a TV Digital deverá ajudar bastante pela iteratividade. Ainda assim teremos os problemas da grade de programação, mesmo que seja possível gravar e ver a posteriori. O melhor mesmo é deixar que cada um veja o que quer. Hoje é a TV quem diz o que devemos ver. Na Internet nós escolhemos o que queremos ver. É por isso que gosto mais da Internet.

De qualquer forma, em um futuro próximo a Internet deve passar em importância a TV e acredito que em um futuro um pouco mais distante a Internet deve "engolir" as redes de TV com toda a sua programação. Hoje podemos ver partes dos programas da TV na Internet. Alguns programas são exibidos na integra e algumas redes têm a sua programação transmitida em tempo real. Alguns meses atrás indiquei um programa no Discovery Channel para os alunos de uma turma da Unit. O programa ainda pode ser visto em http://www.discoverybrasil.com/internet/ (se tiver um tempinho vale a pena assistir). Se não fosse pela Internet seria muito complicado assisti-lo e comentá-lo na sala de aula.

Sei que muitos profissionais de jornalismo vão dizer que é impossível por causa do modelo de negócios. Hoje a TV só existe por causa da propaganda, mas quem disse que na Internet não pode ter? É só ver o exemplo do Google. Ou será que ainda tem alguém que não sabe como é que eles ganham dinheiro? A rede americana ABC já descobriu e ela coloca boa parte da sua programação na Internet. Tudo bem que é com um dia de atraso, e isso pode fazer diferença em alguns casos, mas tem vários programas que não faz a menor diferença. Tenho certeza que depois que olhar as opções que tem no site da ABC vai ser difícil se acostumar novamente com a TV "normal". Por enquanto, essa programação está disponível somente para quem tem um endereço IP dos Estados Unidos, mas nada que não possa ser resolvido com alguns cliques.

Esqueci um detalhe da ABC, os programas transmitidos são em HD (alta definição). Então para que uma tela de plasma e a TV Digital?

Nenhum comentário: