quinta-feira, 18 de dezembro de 2008

Utilização de tecnologia nas MPEs

Um estudo feito pelo Observatório das Micro e Pequenas Empresas do Sebrae-SP detectou que a tecnologia entrou de vez nas Micro e Pequenas Empresas. Segundo o Sebrae, 91% delas usam celular, 75% possuem computador e 71% acessam a internet na gestão de suas atividades.

Enquanto no Brasil, 75% das MPEs brasileiras têm computador, a região Centro-Oeste apresenta um número bem maior - 85%. Seguido pela região Sudeste e Norte, empatadas com 76%, Sul com 73% e Nordeste com 71%.

Em dez anos (entre 1998 e 2008), o percentual de acesso a internet pelas MPEs cresceu dez vezes saindo de 7%, em 1998, para 71% em 2008, e representa hoje a principal finalidade para 63% das empresas que possuem computadores.


O principal serviço utilizado pelos empresários na internet é o e-mail, acessado por 64% das empresas consultadas no estudo. Outra finalidade detectada é a educação à distância: 11% dos empresários ouvidos já fizeram curso pela internet sendo que a maioria (84%) dos que fizeram considera útil este tipo de aprendizado.


Sabendo que a competitividade das empresas está ligada diretamente ao uso da tecnologia, o número apresentado para o Nordeste está muito pequeno, o que acaba sendo ruim para a região. Olhando o outro lado da moeda, o Nordeste ainda tem muito onde crescer.

Nenhum comentário: